Como é morar em Nova York?

A cidade

Para saber como é morar em Nova York, você precisa entender que a cidade de Nova York é dividida em 5 "boroughs" (distritos) e cada um deles tem vários bairros e suas próprias características. O metrô te leva a absolutamente todos os lugares e o walk score da cidade é de 100%, ou seja, você não precisa de carro para viver aqui.

O custo de vida é relativamente alto, um dos maiores do país, mas os salários aqui são, na maioria das vezes, compatíveis. A ilha mais cara para se morar é Manhattan mas, na minha opinião, o lugar mais legal para se morar é o Brooklyn 🙂

A cidade tem cerca de 8 milhões e 500 mil habitantes e, a grande maioria são pessoas de outros estados e outros países que vêm pata estudar, fazer cursos, estágios e buscar trabalho e experiências. Por esse motivo, a maioria das pessoas que mora aqui fala mais de um idioma. A riqueza cultura desse lugar é uma das minhas coisas favoritas e pode ser notada não apenas ao andar pelas ruas e ouvir as pessoas conversando, mas também na rica e variada gastronomia, com opções legítimas de várias regiões do planeta.

como é morar em Nova York

O Idioma

O Idioma oficial é o inglês, porém devido ao enorme número de imigrantes é bem fácil escutar outros idiomas pelas ruas. Como turistas, se você não fala inglês não precisa se preocupar: o espanhol é bem popular por aqui e vários estabelecimentos possuem pessoas bilíngues que poderão te ajudar.

Além disso, você sabia que a cidade oferece cursos de inglês gratuitos a qualquer pessoa aqui. Infelizmente, estar matriculado nestes cursos gratuitos não te da a opção de tirar um visto de estudante, mas você ainda pode vir como turista e ficar legalmente por 6 meses (e depois extender por mais 6) e ainda estudar o idioma gratuitamente.

Morar em Nova York

É sinônimo de ter contato com centenas de culturas diferentes. Algumas regiões da cidade possuem comunidades de outros países que se formaram no passado e, até hoje, têm uma concentração bem alta de pessoas que se originaram nesses países específicos, como por exemplo Greenpoint Brooklyn, onde eu moro: a população desse bairro é formada quase toda por poloneses.

Aqui é comum andar na rua e escutar senhorinhas conversando em polonês, restaurantes poloneses e até uma livraria com livros APENAS em polonês. Mercados com produtos importados da Polônia e escolas que ensinam polonês como uma das línguas opcionais.

Outras regiões também concentram outras nacionalidades como Chinatown por exemplo, um dos bairros mais famosos de Manhattan, onde até os letreiros dos estabelecimentos é em chinês.

morar em NYC

O clima

Para algumas pessoas, morar em Nova York fica complicado na hora do frio. O clima de Nova York conta com estações marcantes e um inverno algumas vezes doloroso. Mas não é por isso que a cidade não tem suas belezas durante o ano todo.

Aqui o clima funciona ao contrário do Brasil: enquanto é Verão aqui, é Inverno no Brasil e vice-versa. Os meses mais frio em NY são Janeiro e Fevereiro, inclusive MUITAS pessoas tendem a viajar para fora de NY em fevereiro para fugir das intensas temperaturas negativas. Se você for muito sensível ao frio, recomendo vir só depois de abril e antes de setembro 😉

Março e Abril

Março ainda é bem frio e abril vai depender do ano, pode variar bastante. Maio é um dos melhores meses: Primavera! O calorzinho já começa a dar as caras e as pessoas estão mais felizes. Junho e julho já começa a ficar calor demais (Verão) e agosto geralmente é insuportável. Os mais ricos vão de férias para os Hamptons e a gente fica por Coney Island mesmo. Setembro já começa a melhorar de novo conforme nos aproximamos do outono.

Outubro e Novembro são, provavelmente, meus meses favoritos: é a chegada do outono, a folhagem das árvores muda para vários tons de laranja, vermelho, marrom e amarelo (eu amo!) e o friozinho começa a voltar. Além disso é época de Thanksgiving, um feriado lindo que eles têm na América do Norte.

A temporada de Natal aqui é uma das coisas mais lindas que já vi na vida! São tantas decorações incríveis pela cidade toda, nas ruas, nas lojas, nas casas... Se você tiver sorte, vai nevar em dezembro um pouquinho (é raro, mas pode acontecer), a neve não dura muito porque ainda não está frio o suficiente para ela acumular no chão, mas mesmo assim é lindo de ver.

como é morar em Nova York

Os preços

Os preços em NYC podem não ser dos mais convidativos quando começamos a planejar visitar ou morar na cidade.

É comum gastarmos mais do que o necessário quando chegamos em um lugar novo e aqui não é diferente. Regiões turísticas, onde os hotéis estão concentrados e restaurantes e franquias famosas se aglomeram, obviamente terão custos mais altos.

Mas se você começar a procurar em regiões mais locais, fazer amizades com pessoas que moram aqui há algum tempo e pedir informações, vai perceber que é possível reduzir custos e ter um estilo de vida mais barato. Outra dica é comprar em mercados locais, tipo Trader Joe's (evita o Whole Foods!) e cozinhar em casa.

Aplicativos

Alguns apps também ajudam a reduzir os custos, não só de alimentação como o Too Good to Go, mas também de outros custos como o app da citibike, que você paga $130 uma vez e pose usar as bikes o ano inteiro.

E a membership da Pret que por $20 por mês te permite tomar 5 cafés por dia, todo dia, em qualquer unidade da loja. Para amantes de café como eu, vocês sabem que não é difícil deixar o salário todinho em cafés pela cidade como Starbucks e Dunkin Donuts, etc. então a opção da Pret é perfeita.

E olha que isso nem é um publi, hein. Se eu não me engano o primeiro mês é grátis além de tudo. Outra opção de café legal (porque será que eu sei tanto sobre cafés na cidade hehe) é o Matto Espresso, onde tudo (café e bolinho) sai por $2 cada item quando você recarrega o cartão fidelidade deles.

Nova York

As pessoas

As pessoas que vivem em NYC são doidas. Haha porque olha, tem que ter um estômago pra viver aqui já que nem tudo são flores, apesar da gente pensar ao contrário.

O problema com saúde mental aqui é um dos maiores desafios da cidade, existem muitos moradores de rua infelizmente e, boa parte deles, também enfrentam problemas de saúde mental. É comum ver, especialmente nos meses mais frios, muitos moradores de rua tentando se abrigar o máximo possível e se proteger do inverno. Também é comum ver essas pessoas gritando, falando sozinhos, tirando a roupa 🙁 etc e infelizmente não tem muito o que fazer.

Raramente eles são agressivos (mas pode acontecer), geralmente eles só estão ali porque não têm outro lugar para ir (seja porque os abrigos estão cheios ou porque talvez eles nem saibam da possibilidade de ir para um. O pior que já aconteceu comigo foi quando um deles cuspiu em mim, só pegou na minha perna então td bem (?).

É claro que o que se ouve de crimes são uma porcentagem pequena e que, sim, a maioria das pessoas aqui tem bom coração.

Poder ser o que quiser

Uma das coisas que mais gosto é que a gente pode ser o que quiser, se vestir da forma que quiser e ~quase~ ninguém vai nos julgar por isso. A cidade nos permite ser bem criativos, especialmente na hora de se vestir.

Apesar das adversidades, eu amo NY e sempre var ser parte de mim, onde quer que eu esteja. Aqui tem de tudo, tudo o que a gente precisa e mais, coisas que a gente nem sabia que precisava.

É uma cidade imensa, mas com um senso de comunidade que me impressiona até hoje. Eu gosto. E acho que todo mundo merecia viver uma temporada aqui pra formar caráter hehe.

E ai, tem mais alguma dúvida sobre como é morar em Nova York? No meu Guia de Bolso sobre a cidade tem MUITAS outras dicas imperdíveis para quem tem viagem marcada para lá!