O que é Etnia Ambígua
Você sabe o que é Etnia Ambígua ou Etnicidade Ambígua? Pois eu descobri recentemente não só da existência dele, mas também que eu sou uma pessoa etnicamente ambígua. Basicamente, independente do país que eu estiver visitando, eu pareço ser daquele país. Exemplos: Na Espanha, as pessoas já falam direto espanhol comigo. Na Grécia todo mundo falava em grego sem nem me perguntar se eu era dali. Na Itália e frança a mesma coisa, e por assim vai. Eu até achava que era porque talvez essas pessoas não soubessem falar inglês, mas para minha surpresa, quando o Charlie (que claramente é gringo) falava com eles, eles trocavam DIRETO para o inglês sem nem perguntar. Agora eu entendo porque eu passo tanto perrengue nos países achando que ninguém fala inglês e os residentes achando que eu sei falar o idioma deles.

Perrengues

Inclusive em Atenas eu estava em uma cafeteria e o barista me fez uma pergunta (imagino eu) em grego. Eu simplesmente fiquei olhando para a cara dele sem entender nada. Ele repetiu a pergunta (ainda em grego) eu falei “moço, não falo grego” em ingles, quando, para minha surpresa, ele continuou falando em grego comigo (?).   Essa “conversa” durou mais ou menos uns 2 minutos ( 10 minutos na minha cabeça desesperada) quando finalmente outro funcionário veio e falou em inglês “ele não acredita que vocês não é grega e se recusa a falar em outro idioma com você. Ele sabe falar inglês, mas acha que vocês tá zoando com a cara dele”.   Eu TIVE QUE MOSTRAR meu passaporte de brasileira e os dois exclamaram “aah” e começaram a falar palavras aleatórias em português como “samba, Ronaldinho, obrigado”.   Nesse ponto meu café já estava frio e eu continuava confusa, mas aparentemente eles adoram brasileiros por ali, pois disseram (em inglês) que os brasileiros fazem bastante festa, característica também dos gregos. E que eles adorariam conhecer o Brasil um dia. Achei fofo! Essa provavelmente foi a interação mais caótica e confusa que eu já tive em outro país. Amei.  

Achei bem curioso e estava comentando isso com amigos e descobri que existe até um termo (Etnia Ambígua) e que é normal, principalmente em países com uma população rica em raças, como o Brasil. Inclusive, fun fact: sabia que o passaporte brasileiro é um dos mais "visados" entre a máfia passaporte? Isso porque QUALQUER pessoa pode ser do Brasil, justamente pela ambiguidade étnica. Sem contar que o passaporte brasileiro também tem outra vantagem: a gente pode viajar para mais de 150 países sem precisar de visto ou pedir visto antecipadamente.

Fica a Dica:

Por isso cuidem desse passaporte valioso e façam seguro viagem viu? Se quiserem dica de qual é uso, é um seguro para nômades digitais da Safety Wing que pago mensalmente $45 dólares (R$220). Ele cobre todas as minhas viagens em despesas com emergências médicas, problemas com vôo e/ou malas extraviadas, etc. Além disso eles tem add ons onde você pode colocar seguro em seus equipamentos, é vantagem se você viaja para criar conteúdos ou a trabalho, por exemplo.   Aliás, depois dessa descoberta sobre a etnia ambígua, minha vida mudou, porque eu já chego falando que não sou dali e com o google tradutor aberto no celular, que é para não sofrer. Já melhorou uns 90% minhas interações com locais e não passo mais perrengues!